Visão geral


O objetivo desta documentação é orientar o desenvolvedor sobre como integrar com a API do Pay1, descrevendo as funcionalidades, os métodos a serem utilizados, listando informações a serem enviadas e recebidas, e provendo exemplos.

O mecanismo de integração com o Pay1 é simples, de modo que apenas conhecimentos intermediários em linguagem de programação para Web, requisições HTTP/ HTTPS e manipulação de arquivos JSON, são necessários para utilizar a API com sucesso.

Nesse manual você encontrará a referência sobre todas as operações disponíveis na API REST do Pay1.

Estas operações devem ser executadas utilizando sua chave específica (APIKey) nos respectivos endpoints dos ambientes:

Ambiente URL Base API APIKey*
Homologação (testes) https://dev.pay1.com.br/api/ O4/YP1CWt6Cc/u3rekE4LQ==
Produção https://pay1.com.br/api/ IeimY61HmuGzWHyJZ8bFiw==


* As chaves de API listadas nesta documentação são apenas para teste. Utilize a chave informada pelo Suporte Pay1, pois ela é responsável por identificar as operações da sua empresa no sistema.


Pré-requisitos técnicos

A integração é realizada através de serviços disponibilizados como Web Services. Isso permite que a integração seja multiplaforma, ou seja, pode ser integrada à diversas linguagens de programação.

Os métodos HTTP disponíveis na API são: GET e POST.

GET Utilizado para listar recursos já existentes. Por exemplo, consulta de transações.
Utilizado para remover um recurso já existente. Por exemplo, remoção de uma transação não autorizada.
POST Utilizado para criar novos recursos ou enviar informações que serão processadas. Por exemplo, criação de uma transação.
Utilizado para atualizar um recurso já existente. Por exemplo, cancelamento de uma transação autorizada.


Para executar uma operação, combine a URL base do ambiente com a URL da operação desejada e envie utilizando o verbo HTTP conforme descrito na operação.

Autenticação


A autenticação é feita através da utilização de uma chave de API. Esta chave deve ser enviada a cada requisição e serve para que o sistema identifique a operações realizadas pela sua empresa.

Há duas maneiras de se autenticar, sendo a mais recomendada, utilizando HTTP Basic Auth. A outra maneira é enviar o API Token em um parâmetro de nome APIKey.

As chaves de API podem ser Homologação (Teste) ou Produção, utilize-as de acordo com os respectivos ambientes.

Chave para teste


Autenticação via parâmetro

Enviar a chave através do parâmetro APIKey via query param.

Exemplo:

curl -X GET --header 'Accept: application/json' 'https://dev.pay1.com.br/api/payment/list-transaction?APIKey=O4/YP1CWt6Cc/u3rekE4LQ=='

Autenticação via cabeçalho da requisicão

Enviar a chave atráves do Header Authorization da requisição concatenada com o prefixo Basic .

Exemplo:

curl -X GET --header 'Accept: application/json' --header 'Authorization: Basic O4/YP1CWt6Cc/u3rekE4LQ==' 'https://dev.pay1.com.br/api/payment/list-transaction'

Entre em contato com o Suporte Pay1 caso a chave da sua empresa ainda não tenha sido gerada.

 

Web Hooks


Introdução

Para não ser necessário ter que consultar a API toda vez que precisar verificar o status de alguma transação, nosso sistema pode enviar notificações no momento em que novos eventos ocorrerem.
Esse envio de notificação é feito para uma URL cadastrada via API ou pela na área administrativa.

No momento do disparo de evento a URL cadastrada deve retornar um status code 200 (sucesso).
Caso isso não aconteça, uma nova tentativa de notificar aquele evento será feita a cada 1 hora, o nosso sistema continuará fazendo as tentativas por até 24 horas.
Dessa forma garantimos que instabilidades no sistema integrado não afetem a notificação.


Exemplo de callback de transação

Sempre que o status de uma transação é alterado para autorizado, cancelado ou negada nosso sistema realiza uma notificação.
Exemplo de notificação transação:
{ "Tipo": "Transacao", "TransacaoID": "71189", "Nome": "douglas Costa", "CpfCnpj": "098.512.010-06", "ContratoNumero": "5646546546546", "ContratoValor": "15.00", "ContratoGrupo": "", "ContratoCota": "", "TransacaoStatus": "TransactionAutorized", "Descricao": "Transação autorizada", "Status": "3", "DataRegistro": "2022-05-13T11:04:44", "DataAtualizacao": "2022-05-13T11:52:45" }


Exemplo de notificação de cobrança:
{ "Tipo": "Cobranca", "Hash": "MWZHcXQwS1dDNG5mcWp3Tk1SRWVoUT09", "ContratoNumero": "5646546546546", "ContratoValor": "15.00", "Status": "3", "CobrancaStatus": "Autorizada", "DataRegistro": "2022-05-13T11:04:44", "DataAtualizacao": "2022-05-13T11:52:45" }


Exemplo de notificação de pagamento recorrente:
{ "Tipo": "PagamentoRecorrente", "Id": "40", "ContratoNumero": "5646546546546", "ContratoValor": "15.00", "Recorrencia": "40", "Indice": "1", "Status": "5", "PagamentoRecorrenteStatus": "Autorizada", "DataRegistro": "2022-05-13T11:04:44", "DataAtualizacao": "2022-05-13T11:52:45" }

Checkout transparente

O Pay1 ofereçe uma API para o pagamento de forma transparente. Confira mais informações no link abaixo:

Visualizar exemplos de implementação

Cartões para teste

Os seguintes números de cartão podem ser usados ​​para testar transações regulares de cartão no ambiente de homologação (teste). A tabela indica qual é o resultado esperado para cada cartão de teste, como uma transação bem-sucedida ou um erro específico.

Bandeira Número Expiração CSC Resposta
Mastercard 2223000148400010 Cielo: Transação autorizada
Rede: Transação não autorizada
Mastercard 5448280000000007 Cielo: Transação não autorizada
Rede: Transação autorizada
Mastercard 5425233430109903 Cielo: Transação não autorizada
Rede: Transação não autorizada
Visa 4007702835532454 Cielo: Transação autorizada
Rede: Transação não autorizada
Visa 4235647728025682 Cielo: Transação não autorizada
Rede: Transação autorizada
Visa 4917484589897107 Cielo: Transação não autorizada
Rede: Transação não autorizada


Códigos da API


Bandeiras suportadas

Código Bandeira
1 Visa
2 Mastercard
3 Diners
4 Discover
5 Elo
6 Amex
7 Jcb
8 Aura
9 Cabal
10 Banescard
11 Hipercard

Status transação

Código Status Descrição
0 TransactionVOID Transação Vazia
1 TransactionCreated Transação Criada
2 TransactionInProcess Transação Em Processamento
3 TransactionAutorized Transação Autorizada
4 TransactionNotAuthorized Transação Negada
5 TransactionCanceled Transação Cancelada
6 TransactionErrorTimeout Transação Com Erro de TimeOut
7 TransactionError Transação Com Erro
8 TransactionInCancel Transação Em Cancelamento
9 TransactionInAnalysis Transação Em Análise

Status cobrança

Codigo Status Descrição
0 Aguardando Aguardando
1 Negada Negada
2 AutorizadaUmCartao Autorizada - 1 cartão
3 Autorizada Autorizada
4 Erro Erro
5 ErroEmail Erro envio email
6 CanceladaUmCartao Cancelada - 1 cartão
7 Cancelada Cancelada

Situação Recorrência

Codigo Situação Descrição
0 Aguardando Aguardando
1 Negada Negada
2 NegadaUma Negada 1/3 tentativas
3 NegadaDuas Negada 2/3 tentativas
4 NegadaTres Negada 3/3 tentativas
5 Autorizada Autorizada
6 Erro Erro
7 Expirada Expirada
8 Cancelada Cancelada

Códigos de retorno transação

Retornos Pay1
Codigo Descrição
00 Transação autorizada
999 Problemas na Conexão com a Adquirente.
998 Erro de Comunicação com a Adquirente.
997 Erro de Conexão Fechada inesperadamente.
996 Erro de Timeout.
Erro não especificado.
Retornos padrão ABECS
Bandeira Codigo Descrição
Amex 100 Transação não autorizada / Suspeita de fraude
Amex 101 Cartão vencido / data expiração inválida
Amex 106 Excedidas tentativas de senha | compras / Excedidas tentativas de senha | saque
Amex 109 Comerciante inválido
Amex 110 Valor da transação inválida
Amex 115 Valor da parcela inválida / Erro no cartão
Amex 116 Saldo/limite insuficiente / Transação não permitida | capacidade do terminal
Amex 117 Senha inválida
Amex 122 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido / Violação de segurança
Amex 180 Senha vencida / erro de criptografia de senha / Cartão inválido (criptograma)
Amex 181 Erro de formato (mensageria)
Amex 200 Transação não permitida para o cartão / Cartão perdido / Cartão roubado / Fraude confirmada
Amex 911 Falha do sistema
Amex 912 Emissor fora do ar
Elo 4 Refazer a transação (emissor solicita retentativa)
Elo 04 Refazer a transação (emissor solicita retentativa)
Elo 5 Transação não autorizada
Elo 05 Transação não autorizada
Elo 6 Consultar credenciador
Elo 06 Consultar credenciador
Elo 12 Erro no cartão
Elo 13 Valor da transação inválida
Elo 14 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido
Elo 19 Problema no adquirente
Elo 23 Valor da parcela inválida
Elo 30 Erro de formato (mensageria)
Elo 38 Excedidas tentativas de senha | compras
Elo 41 Cartão perdido
Elo 43 Cartão roubado
Elo 51 Saldo/limite insuficiente
Elo 54 Cartão vencido / data expiração inválida
Elo 55 Senha inválida
Elo 56 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido
Elo 57 Transação não permitida para o cartão / Transação não permitida | capacidade do terminal / Fraude confirmada / Transação negada por infração de lei
Elo 58 Comerciante inválido
Elo 59 Suspeita de fraude
Elo 61 Valor excesso | saque
Elo 62 Cartão doméstico - transação internacional
Elo 63 Violação de segurança
Elo 64 Valor mínimo da transação inválido
Elo 65 Quantidade de saques excedido
Elo 74 Senha vencida / erro de criptografia de senha
Elo 75 Excedidas tentativas de senha | saque
Elo 76 Conta destino inválida ou inexistente
Elo 77 Conta origem inválida ou inexistente
Elo 78 Cartão novo sem desbloqueio
Elo 82 Cartão inválido (criptograma)
Elo 91 Emissor fora do ar
Elo 96 Falha do sistema
Elo 99 Diferença - pré autorização
Elo Ab Função incorreta (débito)
Elo Ac Função incorreta (crédito)
Elo P5 Troca de senha / desbloqueio
Elo P6 Nova senha não aceita
Hipercard 1 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido
Hipercard 01 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido
Hipercard 3 Comerciante inválido
Hipercard 03 Comerciante inválido
Hipercard 4 Fraude confirmada
Hipercard 04 Fraude confirmada
Hipercard 5 Transação não autorizada
Hipercard 05 Transação não autorizada
Hipercard 12 Valor da parcela inválida
Hipercard 13 Valor da transação inválida
Hipercard 14 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido / Violação de segurança
Hipercard 15 Emissor não localizado - bin incorreto (negativa do adquirente)
Hipercard 25 Não é possível localizar o registro no arquivo
Hipercard 28 Arquivo não disponível para atualização
Hipercard 30 Problema no adquirente / Erro de formato (mensageria)
Hipercard 41 Cartão perdido
Hipercard 43 Cartão roubado
Hipercard 51 Saldo/limite insuficiente
Hipercard 54 Cartão vencido / data expiração inválida
Hipercard 55 Senha inválida
Hipercard 57 Transação não permitida para o cartão / Transação negada por infração de lei
Hipercard 58 Transação não permitida | capacidade do terminal
Hipercard 61 Valor excesso | saque
Hipercard 62 Cartão doméstico - transação internacional
Hipercard 63 Suspeita de fraude
Hipercard 65 Quantidade de saques excedido
Hipercard 75 Excedidas tentativas de senha | compras / Excedidas tentativas de senha | saque
Hipercard 86 Senha inválida
Hipercard 88 Senha vencida / erro de criptografia de senha / Cartão inválido (criptograma)
Hipercard 91 Emissor fora do ar
Hipercard 92 Não localizado pelo roteador
Hipercard 94 Valor do tracing data duplicado
Hipercard 96 Falha do sistema
Mastercard 1 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido
Mastercard 01 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido
Mastercard 3 Comerciante inválido
Mastercard 03 Comerciante inválido
Mastercard 4 Fraude confirmada
Mastercard 04 Fraude confirmada
Mastercard 5 Transação não autorizada
Mastercard 05 Transação não autorizada
Mastercard 12 Valor da parcela inválida
Mastercard 13 Valor da transação inválida
Mastercard 14 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido / Violação de segurança
Mastercard 15 Emissor não localizado - bin incorreto (negativa do adquirente)
Mastercard 25 Não é possível localizar o registro no arquivo
Mastercard 28 Arquivo não disponível para atualização
Mastercard 30 Problema no adquirente / Erro de formato (mensageria)
Mastercard 41 Cartão perdido
Mastercard 43 Cartão roubado
Mastercard 51 Saldo/limite insuficiente
Mastercard 54 Cartão vencido / data expiração inválida
Mastercard 55 Senha inválida
Mastercard 57 Transação não permitida para o cartão / Transação negada por infração de lei
Mastercard 58 Transação não permitida | capacidade do terminal
Mastercard 61 Valor excesso | saque
Mastercard 62 Cartão doméstico - transação internacional
Mastercard 63 Suspeita de fraude
Mastercard 65 Quantidade de saques excedido
Mastercard 75 Excedidas tentativas de senha | compras / Excedidas tentativas de senha | saque
Mastercard 86 Senha inválida
Mastercard 88 Senha vencida / erro de criptografia de senha / Cartão inválido (criptograma)
Mastercard 91 Emissor fora do ar
Mastercard 92 Não localizado pelo roteador
Mastercard 94 Valor do tracing data duplicado
Mastercard 96 Falha do sistema
Visa 3 Comerciante inválido
Visa 03 Comerciante inválido
Visa 4 Recolher cartão (não há fraude)
Visa 04 Recolher cartão (não há fraude)
Visa 5 Transação não autorizada
Visa 05 Transação não autorizada
Visa 6 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido / Violação de segurança / Erro no cartão / Cartão vencido / data expiração inválida / Erro por mudança de chave dinâmica
Visa 06 Número cartão não pertence ao emissor | Número cartão inválido / Violação de segurança / Erro no cartão / Cartão vencido / data expiração inválida / Erro por mudança de chave dinâmica
Visa 7 Fraude confirmada
Visa 07 Fraude confirmada
Visa 12 Erro de formato (mensageria)
Visa 13 Valor da transação inválida
Visa 15 Emissor não localizado - bin incorreto (negativa do adquirente)
Visa 19 Problema no adquirente
Visa 39 Função incorreta (crédito)
Visa 41 Cartão perdido
Visa 43 Cartão roubado
Visa 51 Saldo/limite insuficiente
Visa 52 Função incorreta (débito)
Visa 53 Função incorreta (débito)
Visa 55 Senha inválida
Visa 57 Transação não permitida para o cartão
Visa 58 Transação não permitida | capacidade do terminal
Visa 59 Suspeita de fraude
Visa 61 Valor excesso | saque
Visa 62 Cartão doméstico - transação internacional
Visa 64 Não cumprimento pelas leis de ante lavagem de dinheiro
Visa 65 Quantidade de saques excedido
Visa 74 Senha vencida / erro de criptografia de senha
Visa 75 Excedidas tentativas de senha | compras / Excedidas tentativas de senha | saque
Visa 76 Reversão inválida
Visa 78 Cartão novo sem desbloqueio
Visa 81 Senha vencida / erro de criptografia de senha
Visa 82 Cartão inválido (criptograma)
Visa 86 Senha inválida
Visa 91 Emissor fora do ar
Visa 92 Não localizado pelo roteador
Visa 93 Transação negada por infração de lei
Visa 94 Valor do tracing data duplicado
Visa 96 Falha do sistema
Visa B1 Surcharge não suportado
Visa B2 Surcharge não suportado pela rede de débito
Visa N0 Forçar stip
Visa N3 Saque não disponível
Visa n4 Valor excesso | saque
Visa N8 Diferença - pré autorização
Visa R0 Suspensão de pagamento recorrente para um serviço
Visa R1 Suspensão de pagamento recorrente para todos serviço
Visa R2 Transação não qualificada para visa pin
Visa R3 Suspensão de todas as ordens de autorização

Antifraude


Confira o funcionamento do antifraude logo abaixo:

Fig.1 - Fluxograma de funcionamento do antifraude


1. Na coleta de dados é adicionado metatags e um javascript no browser do cliente para coleta de alguns dados que serão usados na análise de anti-fraude.

2. São enviados os dados para análise de antifraude. Essa análise, além de retornar uma recomendação (aprovar, reprovar, pendente), também retorna o score do cliente informado no pedido.

3. Retorna os dados da análise recomendando a aprovação.

4. Retorna os dados da análise informando a suspeita de fraude e recomendando a negação.

5. Nesse caso, o pedido retorna “pendente” e é feita uma análise póstuma dos dados. Uma vez finalizada a análise é enviado uma notificação webhook com a resposta da avaliação.

5.1. Retorna os dados da análise recomendando a aprovação.

5.2. Retorna os dados da análise informando a suspeita de fraude e recomendando a negação


Observação: Toda esse processo é transparente para o cliente e sua integração.


Cupons de Desconto


Para utilizar os cupons de desconto, basta utilizar o endpoint Validar Cupom para validar o cupom e então passar o código do cupom na criação da Transação pelo campo "CodigoCupom".

Observação 1: Atualmente os cupons só são cadastrados via aplicação.

Observação 2: Passe o valor da transação inteiro, nossa aplicação fará o cálculo de desconto automaticamente.


Contato

Para mais informações entre em contato com o suporte Pay1.

Endereço: Rua Lourenço Marques, 315
Vila Olímpia - São Paulo - SP
Telefone: +55 (11) 99902-2602
+55 (11) 4040-4531 E-mail: [email protected]